CIA. PULSAR, DO MARANHÃO

Espetáculo “Tão Simples Assim” é uma das atrações na abertura do Fendafor 2017

Comemorando mais de 18 anos de dedicação ao estudo e apresentação da dança contemporânea no Maranhão, a Pulsar Companhia de Dança será uma das atrações convidadas na noite de abertura do Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza 2017. O espetáculo “Tão Simples Assim”, que será apresentado com outros grupos no dia 27 de junho no Cine Teatro São Luiz, faz uma homenagem ao dedicado bailarino e ator Guilherme Teles, que integrava a família da Pulsar, falecido, prematuramente, no ano passado.
 “Tão Simples Assim”, faz um contraponto entre o que era ontem e o quem tem sido o hoje na convivência e cotidiano da diversão infantil, relembrando as brincadeiras de infância levando para o palco, passos e movimentos que retratam brincadeiras clássicas como o pique esconde, rouba bandeira, amarelinha, hoje pouco conhecidas pela maioria das crianças que preferem ocupar seu tempo com relações de corpo presente substituídas por mecanismos tecnológicos, com brincadeiras eletrônicas como os vídeos games. “Os programas no cafezinho de fim de tarde ou a roda de amigos para jogar conversa fora, são artigos de luxo em uma sociedade onde não se tem mais tempo a perder”, define o release do espetáculo.
Mergulhados nessas questões e tentando resgatar essa forma lúdica de ser entre crianças de hoje que os coreógrafos do espetáculo procuram descrer nos gestos, nos passos, nos movimentos e através das expressões dos rostos dos bailarinos, como forma de entregá-las ao público e a partir daí se questionar: O que mudou? O que ocasionou tais mudanças? Ainda se pode ter experiências como aquelas de outrora? E se eram realmente boas?
A temática do espetáculo dialoga perfeitamente com a trilha sonora que se divide entre a doce e melancólica saudade das coisas que passaram e a alegria ativa de uma memória.
Com direção geral do professor, bailarino e coreógrafo Abelardo Teles e coreografias assinadas por Fernando Saraiva e Joilson Ferraz, “Tão Simples Assim” conta com a participação dos bailarinos Carlos Maciel, Calina Marques, Mike Santos, Joilson Ferraz, Fernando Saraiva, Welline Ribeiro, Ana Soeiro, Tássia Tavares e Suzana Melo.
FENDAFOR 2017
O maior evento da dança do Ceará, o FENDAFOR - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, está com inscrições abertas e já começa a anunciar a maratona de espetáculos, oficinas e outras atrações para a sua 17ª edição. O Festival acontecerá este ano de 27 de Junho a 07 de Julho e envolverá aproximadamente 2800 artistas, tanto do Ceará (capital e interior), como também bailarinos, coreógrafos e outros mestres da dança de aproximadamente 13 estados brasileiros e três países do mundo.
O FENDAFOR foi criado no ano 2000, pela professora e coreógrafa Janne Ruth com outras professoras cearenses. O Festival é realizado pela ONG Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD fundada em 1994, também por Janne Ruth, que há mais de três décadas trabalha com dança, em sua companhia homônima que completa 26 anos de estrada, realizando 47 turnês nacionais e seis internacionais, com direção artística de sua filha, Atenita Kaira. O BCAD é referência no Brasil e em outros países do mundo, protagonista de mais de 240 prêmios.
A abertura do FENDAFOR 2017 acontecerá dia 27 de Junho no Cine Teatro São Luis. De 28 de Junho a 8 de Julho o Festival estará no Theatro José de Alencar e na REDE CUCA, com apresentações paralelas também no Mercado da Dança em todos os dias do evento, além de ações no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar e na Rede CUCA, da Prefeitura de Fortaleza.
Além da Companhia Pulsar do Maranhão, com o espetáculo “Tão Simples Assim”, entre as atrações confirmadas na abertura estão Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que apresentam o Gran Pás de Deux de “Diana e Actéon”, uma coreografia de Marius Petipa com direção de Ana Botafogo, o bailarino e coreógrafo brasileiro radicado na Suíça, Marcos Bento, da Tanztheater Cia. De Dança, com “Transit” e a estréia de “O Quinze” do Grupo BCAD, baseado no livro da escritora Cearense Raquel de Queiroz, com coreografias de Gleidson Vigne (Rio de Janeiro), diretor da Nimo Cia de Dança.

Comentários